DATA Read

A DATA Read é um periódico científico, de acesso aberto, que tem como objetivo ser um difusor de estudos teóricos e aplicados, oriundos de áreas de conhecimento que tratem de temáticas que remetam ao tema Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), dados e seus mais diversos desdobramentos e as suas potencialidades de uso.

ISSN: 2763-7875 (Online)

Periodicidade e Processo de Avaliação

A DATA Read tem periodicidade semestral e o processo de submissão é contínuo, aceitando estudos científicos completos ou que estejam em fase de desenvolvimento suficiente à publicação de seus resultados e conclusões, na forma de artigo científico (paper). A avaliação é realizada pelo processo de revisão por pares sem identificação de autoria, na forma de processo blinded peer-review, com aprovação por corpo de avaliadores formado por docentes e pesquisadores. Até o presente momento, esta forma de avaliação é aplicada a todas as seções. Você pode encontrar informações sobre o Corpo Editorial e os Avaliadores no menu "Corpo Editorial". Os volumes, os números e os artigos científicos estão disponíveis no menu "Números Publicados".

Processo de Submissão

As regras para submissão estão disponíveis no menu "Sobre a DATA Read", além de informações com as regras, padrões, layouts e formatos exigidos no processo. A DATA Read é trilíngue e aceita submissões de artigos nos idiomas Português, Espanhol e Inglês. Outras informações relevantes ao processo de submissão podem ser encontradas no menu "Submissão".

Periodicidade

Semestral

Taxas

A DATA Read não cobra taxas para a submissão, editoração e ou qualquer tipo de processamento, armazenamento e publicação do artigo.

Política de Acesso Livre

A DATA Read oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento. O conteúdo está licenciado pela licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.


Número Atual

7

V. 4, Nº 2 (2023)


Povos indígenas em terras delimitadas: um estudo demográfico comparativo dos censos de 2010 e 2022

Ana Claudia Vicari • Isabela Correa Macena • Valeria Almeida Oliveira

O presente artigo busca analisar os dados demográficos dos Censos de 2010 e 2022, com um enfoque nos povos indígenas que residem em terras demarcadas no Brasil. A pesquisa revela que, embora haja um aumento no número de indígenas registrados nestas terras, as proporções regionais permanecem consistentes. A metodologia envolveu a coleta e organização de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados estudados representam uma oportunidade crucial para melhorar a compreensão e o apoio às comunidades indígenas em terras demarcadas, o que possibilita a promoção de um futuro mais inclusivo e equitativo. Palavras-chave: Indígenas. Terras demarcadas. Demografia indígena. Censos demográficos.


PIB e consumo familiar: análise quantitativa na base de dados Ipeadata

Rafaella Mazarin • Giovanna Karolline Lemes de Lima • Sophia Vieira Paciello • Luisa Sato Lacerda Da Silva

O artigo tem como objetivo identificar e contextualizar a variação do PIB no Brasil nos anos de 2011 até 2020. Iremos analisar os gráficos com temas que podem interferir no resultado do PIB e relacionar com o mesmo. Palavras-chave: PIB do Brasil. Consumo de famílias. Produto Interno Bruto. Atividade econômica.


A Educação no sistema prisional brasileiro: uma análise dos dados da Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN)

Giovanna Teodoro Rosa • Nicole Heloisa Monteiro • Isabela Figueiredo Borges

A partir do dia 5 de outubro de 1988, por meio da declaração de uma nova Constituição, a educação passa a ser parte dos direitos fundamentais e inalienáveis de todos os seres humanos, seguindo os princípios da igualdade, liberdade - de ensino e de aprendizado - e da diversidade de ideias. Em consonância, a Lei nº 7.210, de 11 de julho de 1984 faz afirmações sobre os direitos humanos e individuais dos condenados e internados, e também sobre seu compromisso com sua reabilitação, e destaca que a assistência prestada ao condenado e internado é um dever único e exclusivamente do Estado, sendo ela de natureza material, à saúde, jurídica, educacional, social e religiosa. Assim, surge o seguinte questionamento: mesmo que as atividades e ações educacionais dentro das instituições prisionais brasileiras sejam garantidas por lei, em qual medida, ou melhor, em que número, a assistência educacional é oferecida e utilizada pelos condenados e internados do sistema prisional brasileiro? Em busca de respostas para o questionamento apresentado, a presente pesquisa tem como objetivo verificar quantitativamente o percentual de condenados do sistema prisional do Brasil participantes das ações de assistência educacional ofertados pelas instituições carcerárias brasileiras, tendo como base os dados disponibilizados pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) sobre o sistema penitenciário de período de janeiro a junho de 2023, com foco nos dados relacionados à educação e trabalhos nessas instituições. Palavras-chave: Educação; Sistema prisional brasileiro; Secretaria Nacional de Políticas Penais; SENNAPEN.


O impacto que a agropecuária tem para o desmatamento da Amazônia Legal

Jaqueline Aparecida de Sousa • Mariângela Sassá Pereira • Daniela Antonio Ribeiro • Ana Laura De Jesus Trevizan

Este artigo estuda o impacto da atividade pecuária no jurídico da Amazônia. Utilizando dados do INPE, TerraBrasilis, a pesquisa revela uma estreita ligação entre a expansão da pecuária e o desmatamento na região.Entre 1990 e 2005, a pecuária foi responsável por 80% do desmatamento e, em 2018, 75,5% da área desmatada era pastagem.O Brasil, como segundo maior produtor mundial de carne bovina, detém uma parcela significativa do mercado global de carne, levantando preocupações sobre o aumento do desmatamento associado à expansão da criação legal de gado na Amazônia.Medidas de sustentabilidade, práticas de gestão responsável e supervisão rigorosa são necessárias para equilibrar a produção de carne e a conservação ambiental.O envolvimento das múltiplas partes interessadas é crucial para garantir um futuro sustentável para a região e para o planeta. Palavras-chave: Amazônia Legal, Desmatamento, Pecuária


Práticas de Curadoria Digital na Biblioteca Nacional Brasileira: preservação do patrimônio bibliográfico

Caio Gabriel Silva Monteiro • Afonso Santos Serejo

O presente artigo visa contribuir com uma análise das práticas de curadoria digital cometidas especificamente pela Fundação Biblioteca Nacional (FBN) do Brasil, atra-vés de seu catálogo on-line: a BN digital. Considera-se a relevância da mostra das remessas exatas das obras digitalizadas pela fundação, em vista da crescente evo-lução do mundo digital e necessidade da preservação do patrimônio documental do país. O objetivo do artigo é valorar dados sobre a quantidade de obras digitalizadas e acrescidas no catálogo da BN Digital, entre os anos de 2019 e 2022. A metodolo-gia utilizada foi de abordagem quantitativa, via busca de dados disponibilizados pelo Governo Federal. A coleta foi feita totalmente de modo on-line, e transcrita para a forma de gráficos. A análise dos dados indicou quais tipos de obras foram digitaliza-das durante o dito período, e quais as quantidades exatas foram postas a disponibi-lidade pela plataforma da BN Digital. Palavras-chave: Biblioteca Nacional; Curadoria digital; Registros bibliográficos; BN Digital.


Análise de dados de áreas de desmatamento no estado do Pará entre os anos 2020 e 2023

Gabryelly dos Santos Braga • Helena Lucia Garcia Pereira • William Felicidade Beckmam

O estado de Pará ocupa o 1º lugar com a maior área de desmatamento por hectares no Brasil com 1.415.087,35 nos últimos 4 anos, com base nas análises dos dados do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (PRODES), coordenado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), e do Projeto MapBiomas Alerta - Sistema de Validação e Refinamento de Alertas de Desmatamento com Imagens de Alta Resolução, focando nos dados da área de desmatamento no estado de Pará. Este estudo tem por objetivo fazer uma análise de dados das áreas de desmatamento no estado do Pará entre o mês de janeiro de 2020 a setembro de 2023. Os dados foram sistematizados em planilhas para gerar gráficos que esclareçam a situação encontrada. Como resultados, se observou que houveram períodos com altos índices de desmatamento principalmente entre os anos 2021 e 2022 e uma queda significativa no ano de 2023 até o mês de setembro. Palavras-chave: Pará; Amazônia; Desmatamento; INPE.


Analisando a vida pública das mulheres no norte do Brasil

Lais Gabriela Cavalcante Ferreira • Matheus Nunes Farias • Priscila Nazareth Moraes

Este artigo tem como principal objetivo apresentar os desafios da participação de mulheres na vida pública, na condição de sujeito político e nos julgamentos diferenciados que sofrem, nas tomadas de decisões, em grandes cargos que ocupam em uma sociedade. Foram considerados dados relativos a cargos ocupados nos setores públicos e privados, e partidos políticos, sendo cientes dos complexos fatores que criam exclusão das mulheres do mundo público. Analisando também a quantidade de mulheres policiais, que sem nenhuma surpresa são minorias. Mesmo com o avanço da participação feminina em cargos de liderança, ainda se encontra uma quantidade muito inferior em comparação com os homens. Os dados coletados no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, para a elaboração desse trabalho estão relacionados a diferentes questões que dizem respeito as mulheres, principalmente a questão de equidade de gênero. Nesse processo histórico de desigualdades o estudo foi fundamentado teoricamente com as relações de poder e as vertentes de análise sobre o poder e as relações de gênero. Além disso, considerando que a desigualdade de gênero interage e se reconfigura a outros eixos de desigualdade, como aqueles relacionados à raça, escolaridade, situação financeira e geografia. Os dados confirmaram a necessidade e a importância desta pesquisa com o propósito de trazer informações mais claras, a realidade, para o desenvolvimento de políticas que possam nos mostrar e minimizar as desigualdades entre homens e mulheres no Norte do Brasil, bem como reconhecer as necessidades dessas mulheres e o seu papel em toda a sua diversidade dentro das instituições. Salientam as dificuldades com uma dupla jornada de trabalho e a resistência de subordinados à sua posição de líder. Palavras-chave: Desigualdade; Gênero; Mulheres e Políticas públicas.